O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, com mais de 106 milhões de animais de estimação. Existem mais cachorros de estimação do que crianças no país. A média é de um bichinho para cada dois brasileiros. O Brasil só fica atrás dos EUA, que tem um animal de estimação por pessoa.

Com o número de animais domésticos aumentando cada vez mais, o mercado pet tem investido em novidades e parece não sofrer com a crise que atinge muitos negócios e trabalhadores brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor pet corresponde a 0,34% do PIB brasileiro e cresce em média 10% ao ano.

Feira Pet South America 2015 (foto: divulgação)
Feira Pet South America 2015 (foto: divulgação)

Exemplos dessa expansão de produtos e serviços do mercado pet foram apresentados na 14ª edição da Pet South America, principal evento de lançamentos e soluções para o setor pet e veterinário no Brasil e América Latina, realizada entre os dias 27 e 29 de novembro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Com a participação de 350 marcas nacionais e internacionais, a feira reuniu aproximadamente 20 mil pessoas, entre proprietários de clínicas e pet shop, médicos veterinários, zootecnistas e groomers (esteticistas dos bichinhos de estimação).

Na Pet South America 2015, as novidades são as mais diversas possíveis e abrangem alimentação e saúde animal, higiene e beleza, acessórios e serviços. O segmento que mais se destaca é o de alimentos, principalmente o de ração, que representa a maior fonte de receita do mercado pet.

O faturamento do mercado pet estimado em 2014 foi de R$ 16,4 bilhões, 8,2% a mais que o faturamento registrado em 2013. O segmento de pet food é o mais representativo com 67% de participação, segundo dados divulgados pelo Sebrae/SP.

Churros para pet
Churros para pet (foto: divulgação)

Além das rações tradicionais, é possível encontrar comidas naturais cozidas e congeladas para cães e petiscos que vão de docinhos (bolos, beijinhos, brigadeiros, churros e tortinhas de frutas) até salgadinhos (coxinhas, kibes, pasteizinhos e sushi), além de sorvetes e cervejas para cães. Com tantos alimentos novos é possível fazer uma festa para pets com todos os itens de uma festa humana.

Na área da saúde, as novidades são voltadas para acessórios pós-operatório, como roupas de vestmalha ou vestiligth, protetores para as patas, cotoveleiras, novos modelos de colares protetores flexíveis e que permitem a visibilidade total do bichinho, focinheiras anatômicas, botas de borracha descartáveis e a prova d`água, bermudas ortopédicas e sacos protetores para animais com paralisia. Com o novo medidor de pressão arterial caseiro, o dono de um pet pode controlar em casa a pressão do seu animal de estimação.

Para o verão, os especialistas em cosméticos pet lançaram, além de um protetor solar, um hidratante que cria uma camada de proteção nas patinhas do pet para não queimar ao andar na calçada quente e não escorregar em pisos lisos.

Profissional aplicando coloração no cão (foto: Juliana Bannach)

Novos produtos para higiene e beleza também foram lançados. São para banhos energizantes, purificantes, relaxantes ou fortificantes; de hidratação (com mantas térmicas exclusivas para pets), restauração, tonalização (pigmentação de diversas cores), cauterização, clareação e controle do volume dos pêlos. Perfumes de chá verde, ervas raras, blueberry, entre outras fragrâncias. Além de esmaltes, tattoos e novos sabores de pastas de dente.

O mercado pet também tem investido na área de tecnologia, ofertando informações digitais sobre eventos pets, promoções de produtos pets, serviços como adestramento e passeadores próximos, além de encontrarem pela internet um parceiro amoroso para o animal de estimação.

Novidades para o Natal também foram apresentadas na feira. Além das tradicionais fitas e gravatas com temática natalina para enfeitar os bichinhos, agora há a possibilidade de mandar fazer fitas decorativas dos pets para embalar os presentes. Quanto aos presentes para os pets, as opções são inúmeras, desde brinquedos que estimulam a coordenação e inteligência dos pets até roupas, sapatos, bijuterias, coleiras e móveis sob medida e personalizados.

“Me faz um carinho?” - Esse foi o tema da campanha que a ONG Clube dos Vira-Latas realizou na feira, na qual levou alguns dos 500 animais, que estão para adoção na entidade, para receber carinho do público. São vira-latas abandonados, que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer os produtos desse luxuoso e encantador mercado pet, e que há pouco tempo passavam fome, frio e dor nas ruas, e hoje aguardam por um lar, cheio de mimos, muito amor e carinho.

Famosos do mercado pet, como Alexandre Rossi – o Dr. Pet e seus “filhos” caninos, os vira-latas mais famosos do Brasil: Estopinha e Barthô, também participaram da feira. E você confere tudo sobre a participação deles com o Cão Cidadão, em breve, numa entrevista exclusiva para o Portal Vira-Latas.

Foto de capa: divulgação Petitos

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA