Com a chegada das festas de Natal e Ano Novo, surge também a preocupação nos donos de animais de estimação, isso porque é um período de confraternização e sinônimo de muita alegria, fogos de artifícios, som muito alto e barulho em excesso.

É preciso estar alerta para que o animal não se descontrole e lembrar que os cães e gatos tem uma audição muito sensível, o que faz com que eles escutem até quatro vezes mais do que o ser humano e, consequentemente, podem se assustar com muita facilidade durante esse período.

Quando o pet não está acostumado a esses sons, normalmente reagem mal e se mostram incomodados, outros podem até desencadear fobias e pânico, já que mudam o comportamento e ficam aflitos por não poderem se livrar da tortura intensa de queima de fogos.

pixabay-dog-1352264

Os principais sinais de ansiedade causados pelos fogos de artifício ou ainda outros sons intensos são tremores, hiperatividade, atacar objetos, esconder-se, tentar fugir, latir e chorar.

Mas o que pode ser feito?

É muito comum que a primeira reação dos donos seja de falar baixinho e tentar acalmar o pet, mas isso não deve ser feito porque ele vai entender que tem razão de agir dessa forma e irá apenas reforçar o seu comportamento e deixa-lo mais ansioso e medroso.

Seja firme e ignore qualquer sinal de medo e vale recompensá-lo sempre com elogios quando se mostrar calmo. Ao inspirar confiança no cão ele perderá aos poucos o medo. Não o castigue, pode também tentar levá-lo para sua caminha para que lá se sinta em segurança e, caso ele não relaxe, tente fazer brincadeiras para descontraí-lo.

Medidas simples a se fazer:

- Não o deixe sozinho, fique no mesmo ambiente que ele.

- Certifique-se que ele não tem como fugir do local onde se encontra.

- Feche as portas e janelas para tentar isolar o som e a luz.

- Ligue a televisão ou o rádio com um som mais suave e agradável para ele.

- De um brinquedo novo antes dos fogos começarem para ir se distraindo

- Não leve seu pet para fazer necessidades enquanto durarem os fogos de artifício e tente antecipar o passeio

- Alimente-o cerca de uma hora antes dos fogos iniciarem, assim provavelmente ele estará com sono quando começarem os barulhos.

E por último, nunca leve seu cão ou gato para assistir de perto os fogos artificiais.

Fotos: Pixabay

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA