Hachi superman
Este é o Hachi de Superman (Crédito Ana Paula Amaral)

Os foliões já estão se preparando para entrar no clima do Carnaval e o que não faltará é muita alegria, batuque das baterias, som alto nos blocos, clubes e trios elétricos...  Mas já parou para se perguntar se o seu animalzinho de estimação também gosta de Carnaval? A próxima pergunta que deve ser feita é: Ele ficará por aqui ou irá junto com você?

É preciso avaliar primeiramente as características e comportamento do seu cão para tomar a decisão correta, pois com essa agitação toda ele pode ficar muito estressado, ou pior, pode até adoecer! Segundo Rhéa Cassuli Lima dos Santos, médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vitaos pets não são muito adeptos das festas e das mudanças na rotina diária deles.

Pessoas diferentes no mesmo ambiente aumentam o risco de acidentes como, por exemplo, fugas e atropelamentos. “Podem, ainda, se machucar por estresse pelo intenso barulho ou de tanto latir, tentando ver o que está acontecendo fora de casa. Outros problemas comuns são a intoxicação por alimentos impróprios ou resíduos, incluindo bitucas de cigarros, balões, enfeites e pedaços de fantasias”, explica Rhéa.

Mas quais os cuidados então que você deve ter com seu cão no Carnaval? Para a veterinária, algumas medidas preventivas podem garantir a saúde dos pets, veja a relação a seguir:

- Viagem de carro: manter o veículo sempre arejado, levar água fresca e o tapete higiênico. É importante fazer algumas paradas durante o percurso caso o trajeto seja longo.

- Vacinação: é fundamental que seu cão esteja com as vacinas em dia. Principalmente os filhotes, pois estes não podem ter contato com outros cães, nem ir a um parque ou andar na praia. A melhor escolha neste caso é deixa-lo com algum conhecido ou em hospedagem.

- Fantasias: se optar por levar seu pet para a folia com fantasias, é preciso prestar atenção se a roupa não está apertada e tomar cuidado com os acessórios para que ele não corra o risco de se machucar ou se engasgar.

 Agora que você já está ciente dos cuidados com seu pet, faça a melhor escolha e divirtam-se!

stockvault-dog113301 (Julien Tromeur)

COMPARTILHAR
Artigos antigosCuidados para levar o pet para viajar  
Próximos artigosOs cães precisam de protetor solar
Jornalista. Há 25 anos atuando em Comunicação Corporativa – Assessoria de Imprensa e conteúdo editorial para jornais e revistas em diversos segmentos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA