Catarata é uma doença que afeta os olhos dos cães causando uma opacidade do cristalino, uma estrutura semelhante a uma lente que permite a passagem de luz para a retina, facilitando a focalização de objetos. Em casos mais graves pode levar o cão a perda da visão.

A doença pode acontecer por traumas, problemas congênitos, diabetes, inflamações oculares graves, contato com substâncias tóxicas, tumores, processo de envelhecimento ou por defeito hereditário.

A catarata pode ser diagnosticada facilmente conforme sua intensidade. Deve-se ficar atento a detalhes como mudanças na movimentação do animal, cães que tropeçam, ficam agressivos ou com medo. Observar sempre se a pupila teve mudanças de cor, podendo ficar esbranquiçada.

O tratamento só é feito por cirurgia, tanto para cataratas maduras ou imaturas, fazendo a remoção do cristalino e colocando uma lente intraocular no lugar. Após a cirurgia, os cães veem quase normalmente, dependendo se a lente intraocular foi aplicada ou não.

Não há como prevenir o aparecimento da catarata, mas podemos diminuir a sua incidência não reproduzindo os animais afetados.

Algumas formas de catarata podem evoluir rapidamente, como as cataratas diabéticas, portanto é indispensável o acompanhamento do veterinário para seu cão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA