Chegou a época das viagens de férias. Além de conhecer novos lugares ou aproveitar aqueles que já caíram no gosto pessoal, quem pretende levar os pets precisa estar atento a todos os detalhes para evitar imprevistos.

O tutor deve verificar as exigências feitas pelas empresas de transporte e hotéis, quando o animal de estimação for viajar: o padrão e tamanho da caixa de transporte, o peso máximo do cão ou gato para ser transportado na cabine, além de providenciar o atestado médico e também a carteira de vacinação do melhor amigo atualizada.

O atestado de saúde do animal comprova que ele está clinicamente sadio e não apresenta sinais de doenças infecto contagiosas ou parasitárias. Para conseguir esse documento é necessário que o pet esteja com a carteira de vacinação atualizada e também passar por uma consulta com o veterinário, que irá avaliar a saúde do pet e verificar se ele passa por algum problema que impeça a viagem. Caso esteja tudo certo, o médico poderá emitir o atestado de saúde.

A veterinária Andressa Felisbino, esclarece que, se a carteira de vacinação do pet não estiver em dia, o atestado de saúde não pode ser emitido. “A carteira é a comprovação de que os cuidados essenciais de bem-estar do animal estão sendo seguidos. Tanto as vacinas obrigatórias ao longo da vida, quanto as consultas e procedimentos de rotina são registrados nela”, explica.

Para a aplicação das vacinas, é necessária a realização de consulta veterinária prévia. “O cão ou gato deve estar com a saúde plena, sem diarreias, febre ou algum outro problema de saúde”, esclarece Andressa. Além disso, depois de aplicada a vacina, algumas reações podem ser notadas no pet, como dor no local, comportamento quieto e até mesmo o surgimento de algum nódulo. Essas reações, porém, podem ou não aparecer e devem sumir em até 48 horas. As principais aplicações de cães e gatos são as vacinas antipulgas e vermífugos - que devem ser aplicadas pelo menos uma semana antes da viagem.

Fonte: Central Press
Imagens: Pixabay

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA