A artrose em cães é uma doença crônica e degenerativa, que destrói a cartilagem que protege as articulações e ossos. É chamada também de osteoartrite crônica ou artropatia. Pode acometer qualquer raça ou porte, normalmente em cães idosos.

artroseQuando ocorre a degeneração da cartilagem articular, há uma proliferação óssea anormal na superfície da articulação.

As causas mais comuns de artrose são: instabilidade e distribuição de peso irregular nas articulações, lesões articulares, obesidade, sedentarismo, idade avançada ou malformação.

O sinal mais evidente é que o animal começa a mancar, principalmente no frio. Outros sinais incluem: correr mantendo os membros posteriores juntos (como coelho), relutância a andar, subir escadas, saltar, brincar ou sentar. As articulações aparentam rigidez e o cão demonstra dor, alteração de comportamento, dorme mais que o normal e ganho de peso.

O tratamento é baseado em aliviar a dor e prevenir o agravamento dessas lesões. Utilizam-se analgésicos, anti-inflamatórios não esteroides, corticoides protetores articulares.

O tratamento cirúrgico pode ser feito para retirada do excesso de ossos proliferados naarticulação ou o uso de infiltrações para lubrificação articular.

Há também o uso de prótese total para substituir a área que não está funcional.artrose

Para ajudar a melhorar a artrose recomenda-se:

- controle rigoroso da dieta e peso

- medicações para dor e inflamações

- protetores articulares;

- exercício físico regular

- locais quentes e isolados da umidade para os cães dormirem

- evitar exposição ao frio e mudanças rigorosas de temperatura

Cuide do seu melhor amigo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA