Como se não bastasse ser difícil convencer pessoas a adotar um cachorro ao invés de comprar um filhote de raça, é quase uma missão impossível convencer alguém de adotar cachorro adulto. Não tem jeito, afinal, quem é que resiste aos encantos de um filhote de cachorro? Mesmo assim, vou tentar argumentar aqui algumas boas razões para adotar um cachorro adulto ao invés de um filhote de cachorro.

Adotar ou comprar filhote de cachorro

Sim, os filhotes são uma gracinha mesmo, praticamente irresistíveis. A grande maioria das pessoas preferem comprar cachorros filhote. Mas, convenhamos, o filhote dá um trabalhão. Já de início você vai gastar uma fortuna para comprá-lo. Em seguida terá despesas com veterinário, primeiras vacinas, alimento premium, acessórios básicos como potes de água e ração, caminha para cachorro, caixa transportadora e por aí vai. Isso só pra levar o filhote pra casa.

Ou seja, depois dele instalado, você vai passar noites em claro acalmando-o até ele se acostumar sozinho onde precisa ficar. Vai ter que ter paciência, treiná-lo a fazer suas necessidades em locais predeterminados e não deixar que ele mastigue objetos indesejados.

Depois, o filhote cresce. É minha gente, eles não são filhotes fofinhos para sempre. O que você achava?! Aí, outras despesas. Ele vai precisar de coleira nova (a de filhote não serve mais), possivelmente de uma cama nova também e de outra caixa para transportá-lo por aí. Dependendo da raça, você ainda vai comprar tudo isso de novo até que ele atinja a sua maturidade. Ou seja, no final das contas, filhote de cachorro é trabalho triplicado!

Adotar cachorro adulto

Adotar cachorro adulto: Vira lata deitado no chão de uma praça.
Adotar cachorro adulto: Vira lata abandonado nas ruas são cada vez mais frequentes.

Por outro lado, se você decidir adotar cachorro adulto é bem provável que você consiga queimar muitas destas etapas. Os cachorros mais velhos já vêm com a maioria das vacinas tomadas, desvermifugados, treinados e bem mais calmos. Mas não é só com relação a praticidade e economia que adotar cachorro adulto é uma melhor opção.

O fato é que os abrigos caninos estão cada vez mais lotados de cachorros adultos só esperando por uma segunda chance na vida de ser feliz e em troca, de fazer uma outra pessoa feliz. Muitos dos cachorros ali depositados foram abandonados na rua e resgatados por essas instituições. Outros tanto já até tiveram um lar um dia, mas por alguma razão acabaram abandonados também.

Infelizmente, existem muitas razões pelas quais as pessoas decidem doar ou abandonar seus cachorros (raças de cachorros mais abandonadas). O problema é as pessoas acreditam que deixando-os nos abrigos eles serão logo adotados. Muito pelo contrário, adotar cachorro adulto é bem menos provável. Assim, os cachorros mais velhos demoram para ser adotados, e muitas vezes isso nem acontece. Ou seja, no pior dos cenários, eles envelhecem ali e têm que ser eutanasiados. Afinal, a quantidade de cachorro abandonado hoje é tão grande que é preciso dar lugar a outros.

Portanto, a praticidade e a economia envolvida nessa escolha não é nada quando estamos falando de salvar uma vida. Além disso, muitos cachorros deixados nos abrigos ficam depressivos, solitários e acabam adoecendo, principalmente se eram antes apegados aos donos e ao lar que tiveram. Sem falar que os cachorros depositados na rua sofrem de maus tratos e podem até se ferir ou morrer atropelados. Uma verdadeira crueldade.

Por que adotar cachorro adulto ao invés de filhote?

Adotar cachorro adulto: vira lata deitado dormindo com óculos de grau no rosto
Adotar cachorro adulto: Vira lats adultos são divertidos e aprendem muito rápido.

Embora o filhote seja mesmo muito fofinho, há várias outras boas razões para considerar adotar cachorro adulto. No final das contas, os cachorros mais velhos precisam tanto de um lar quanto os mais jovens, e ainda são igualmente capazes de amar incondicionalmente em troca do seu gesto.

Portanto, há inúmeras razões para se adotar um cachorro, ainda mais boas razões para considerar adotar cachorro adulto — experimente!

1. Salve uma vida!

A maioria compra filhotes de cachorro como se os animais fossem objetos de consumo. Não contribua para esse comércio e fabricação em massa de filhotes. Vá na contramão, seja diferente. Já dissemos que os abrigos estão lotados e os cachorros mais velhos são os primeiros da fila para a eutanásia. Se você escolher um cachorro mais velho você estará salvando a vida dele. Dê essa segunda chance à ele, você não irá se arrepender e ainda será muito bem recompensado.

2. Cachorro adulto já vem treinado

A maioria dos cachorros mais velhos já foi treinada e já chegam em casa sabendo o básico, vão apenas ter que se acostumar com o novo espaço e às suas novas regras. Além disso, eles são mais rápidos para entender aquilo que você deseja que ele faça. O cachorro adulto já amadureceu o suficiente para entender que precisa obedecer para ser recompensado. Portanto, ele vai ser obediente e saber demonstrar boas maneiras quando for exigido.

Adotar cachorro adulto: vira lata sorrindo num close
Adotar cachorro adulto: Um cachorro adulto é eterna gratidão na sua vida.

3. Cachorro adulto não traz surpresas

Cachorro adulto é mais cômodo de se lidar. Vai ter o mesmo tamanho sempre e não muda de temperamento e personalidade, sem maiores surpresas pro resto da vida. Ele irá se adaptar ao seu estilo de vida e assim vai ser. Um companheiro maduro para sempre!

4. Menos exigente

Qualquer cachorro, em qualquer idade exige amor, carinho, cuidados e atenção. Portanto, não tenha um cachorro se não estiver preparado para isso tudo além de alguns sacrifícios pessoais. Um cachorro é uma responsabilidade para a vida inteira, seja ele cachorro filhote ou cachorro adulto.

No entanto, o cachorro mais velho é menos exigente que um cachorro filhote. Embora cachorro mais velhos ainda gosta de passear, eles não exigem tanto de você diariamente. Os cachorros adultos se contentam em ficar em casa, aos seus pés tirando um cochilo enquanto você lê o jornal. Eles são capazes de se adaptarem mais rapidamente a muitos estilos de vida.

O cachorro adulto não irá cansá-lo, não precisa de monitoramento e treinamento constante, comparado aos filhotes de cachorro. Ou seja, o cachorro mais velho é ainda uma melhor opção para pessoas idosas ou muito ocupadas, pois não vão exigir grandes sacrifícios.

5. Identificação imediata

A maioria dos cachorros adultos já foram socializados e sabem como conviver sozinhos ou em grupo, seja com crianças ou outros animais. Como ele não vai precisar do mesmo tipo de treinamento e socialização dos filhotes, a identificação a sua adaptação ao novo lar é mais rápida.

Mesmo aquele que foi criado praticamente na rua é capaz de se adaptar a uma rotina bem mais rápido que um cachorro filhote que não passou por nada ainda na vida. Embora cachorros de rua podem ser mais desconfiados e ariscos, eles sabem identificar certas situações bem melhor que os filhotes.

Portanto a sua interação com ele será mais direta e imediata. Ele vai saber de cara quando está sendo chamado para comer ou quando vai passear. A ligação que você vai ter com ele será imediata e não uma construção ao longo de um processo de amadurecimento como do filhote. Logo de cara ele vai estabelecer uma relação de profunda gratidão e respeito, só por você tê-lo escolhido.

6. Cachorro adulto é capaz de aprender

O cachorro adulto ainda é capaz de aprender tudo o que você quiser ensinar. Os cachorros não envelhecem a ponto de esquecer como é se divertir e costumam gostar de brincar a vida inteira. Portanto, apesar de mais velho, o cachorro vai adorar aprender novos truques.

A verdade é que os cachorros podem ser treinados em qualquer idade, é só adequar o seu treinamento à idade dele. Cachorros adultos adotados são eternamente gratos, portanto irá recompensá-lo com total devoção fazendo tudo para agradá-lo. Por isso, aprendem coisas novas o tempo todo e ainda podem ser excelentes cães de terapia.

Apenas lembre-se de não cometer alguns erros básicos ao adestrar o seu cachorro, e mantenha o treinamento dele variado e divertido, sempre de acordo com o porte físico e saúde dele.

Conclusão:

Para finalizar, é importante relembrar alguns pontos. Ao levar um cachorro para casa, não se esqueça de que você também terá que se adaptar a essa situação. Lembre-se que ele também precisa de um período de ajuste ao novo lar e à sua nova família.

Observe como ele interage com sua personalidade, com as regras para identificar a comunicação entre vocês. Seja gentil, paciente e compreensiva para que ele possa se ajustar com mais facilidade. O convívio com o cachorro é um privilégio, não importa de onde ele tenha vindo.

Para quem ainda estiver em dúvida, ou talvez achar que o cachorro mais velho pode significar uma perda prematura, lembre-se que quanto à isso não há garantias. O que importa mesmo nessa vida é aproveitar o tempo junto com mais amor e qualidade, não importa por quanto tempo.

COMPARTILHAR
Artigos antigosLeishimaniose: Uma história de amor com final feliz
Danielle Apocalypse é designer, tradutora, editora e fundadora da Criaconteúdo – Conteúdo Web Criativo. Além de gerenciar conteúdos, escreve também para diversos outros blogs e websites de diversos nichos diferentes. É redatora no portal Vidanimal.com onde tem alguns de seus trabalhos publicados e colaboradora no Vira-latas.com.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA